quinta-feira, 29 de agosto de 2013

ENOQUE E NOÉ HOMENS JUSTOS NAS SUAS GERAÇÕES.

Paz da parte de DEUS NOSSO PAI EM CRISTO SENHOR NOSSO E DE TODOS.

Estudo  Livro de Gênesis

Gênesis 5
Aqui nós encontramos um dos homens mais interessantes das Escrituras. As coisas que sabemos a respeito de Enoque:
A. Enoque era o sétimo depois de Adão, e veio através de Sete [Judas 14-15]. É interessante notar que Lameque foi o sétimo depois de Adão, através de Caim [Gênesis 4:18-24]. Enoque foi um homem temente a Deus, enquanto Lameque filho de Caim foi um rebelde. Isto demonstra a influência de Caim (MUNDO dos descrentes’),,, e a influencia  de Sete sobre suas famílias, MESMO ASSIM a influencia não foi o suficiente para que eles andassem  com DEUS. A  influencia de Caim foi mais forte até mesmo sobre a descendência de sete, pois não entraram na arca para se salvar.
B. Enoque andava com Deus - vers. 24.
C. Enoque pregou para sua geração ímpia [Judas 14-15].
D. Enoque agradou a Deus [Hebreus 11:5].
E. Enoque foi trasladado para a presença de Deus para não ver a morte [vers.24; Hebreus 11:5].. Nos versículos 21 e 22, vemos que ele veio à andar com Deus após o nascimento de Matusalém, aos sessenta e cinco anos de idade.
IV. Os Descendentes de Lameque - versículos 28-32.
Lameque (não deve ser confundido com o descendente de Caim) foi o pai de Noé. O nome Noé significa "descanso" ou "conforto". De alguma maneira Lameque viu em Noé alguém que foi enviado para confortá-lo, enquanto ele trabalhava na terra amaldiçoada pelo pecado. Note que Noé teve muitos irmãos e irmãs, mas, infelizmente nenhum deles  entrou na Arca. Verdadeiramente Noé permaneceu solitário em sua fé em DEUS. O capítulo termina dando os nomes dos três filhos de Noé. Através destes homens a terra foi repovoada após o dilúvio.
 
GÊNESIS Capítulo 5 - Gerações.
1. Adão era da idade de 130 anos quando Sete nasceu
2. Adão era da idade de 235 anos quando Enos nasceu
3. Adão era da idade de 325 anos quando Cainã nasceu
4. Adão era da idade de 395 anos quando Maalaleel nasceu
5. Adão era da idade de 460 anos quando Jarede nasceu
6. Adão era da idade de 622 anos quando Enoque nasceu
7. Adão era da idade de 687 anos quando Matusalém nasceu
8. Adão era da idade de 874 anos quando Lameque nasceu
Lameque era da idade de 56 anos quando Adão morreu. Matusalém e Lameque puderam receber a história da criação diretamente de Adão. Lameque foi o pai de Noé. Noé foi a décima geração desde Adão. Matusalém poderia ter passado a história da criação de Adão para os filhos de Noé, Cão, Sem e Jafé, que eram da idade de 100 anos quando Matusalém morreu.
O dilúvio ocorreu no ano 600 da vida de Noé. Da criação de Adão até o dilúvio, se passaram 1656 anos. Noé viveu 350 anos após o dilúvio. Abrão era da idade de 56 anos quando Noé morreu. Sem viveu 500 anos após o dilúvio. Jacó era da idade de 48 anos quando Sem morreu.
A história da criação,,, e o relato veio vindo desde Adão até Matusalém, o dilúvio veio a Noé e sua descendência ou seja ,Sem, cão, e jafé ; e de Sem até Jacó. Os doze filhos de Israel (Jacó) quando habitaram no Egito, conheciam a história muito bem. Moisés que escreveu o relato da criação e do dilúvio, pertenceu a terceira geração que estava no Egito

GÊNESIS 5

21  E viveu Enoque sessenta e cinco anos, e gerou a Matusalém.
22  E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos, e gerou filhos e filhas.
23  E foram todos os dias de Enoque trezentos e sessenta e cinco anos.
24  E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou.
25  E viveu Matusalém cento e oitenta e sete anos, e gerou a Lameque.
26  E viveu Matusalém, depois que gerou a Lameque, setecentos e oitenta e dois anos, e gerou filhos e filhas.
GÊNESIS 5
27  E foram todos os dias de Matusalém novecentos e sessenta e nove anos, e morreu.
28  E viveu Lameque cento e oitenta e dois anos, e gerou um filho,
29  A quem chamou Noé, dizendo: Este nos consolará acerca de nossas obras e do trabalho de nossas mãos, por causa da terra que o SENHOR amaldiçoou.
30  E viveu Lameque, depois que gerou a Noé, quinhentos e noventa e cinco anos, e gerou filhos e filhas.
31  E foram todos os dias de Lameque setecentos e setenta e sete anos, e morreu.
32  E era Noé da idade de quinhentos anos, e gerou Noé a Sem, Cão e Jafé.
Considerações; a bíblia fala que enoque andou com DEUS.

Enoque  tinha        65----------quando gerou  matusalém
Matuzalem  tinha 187----------quando gerou lameque
Lameque tinha     182----------quando gerou a Noé

Depois de gerar Noé lameque viveu 595 anos, ou seja ele morreu 5 anos antes do dilúvio, já que O DILUVIO  veio ao ano 600 da vida de Noé .

 lameque tinha 47 anos quando Deus  tomou Enoque para si.
Olhando para esses detalhes da bíblia, Enoque passou trezentos anos andando com DEUS,, provavelmente matusalém e seus filhos e filhas assim como todos os filhos e filhas de Enoque viram Enoque andando com DEUS durante APROXIMADAMENTE 300 anos, e seu filho lameque  pai de Noé viu isso durante 47 anos, mesmo assim eles não aprenderam nada? Porque pergunto isso em forma de afirmação?, Por causa, que já no versículo 6 de Genesis somente Noé foi chamado de justou em suas gerações, mas a geração de matusalém filhos, tios, filhas que viram seu pai e também O avô , andando com DEUS não aprenderam como era esse andar com DEUS nestes 300 anos que ele viu seu pai? Claro que viram,,, Segundo a bíblia pelos anos de vida de matusalém, ele morreu beirando o dilúvio ou no dilúvio  e  Lameque morreu bem antes, 5 anos antes, ou seja o avô de Noé viu o pai e o neto sendo justos e não aprendeu como era ser justo em sua geração, ou seja dezenas de pessoas da família de Enoque, tipo: filhos, netos e bisnetos viram o que era ser justo e andar com DEUS pois alguns ou todos daquele tempo souberam por seus pais ou descendentes que enoque foi tomado para DEUS e não viu a morte, mesmo assim Noé o ultimo antes do dilúvio chamado de justo, não conseguiu convencer seus familiares ainda que eles rodeados de tantas testemunhas,,, pois dezenas que estavam com ele na época em que DEUS o chamou para fazer a arca, eram de sua descendência.
Na época que Noé construía a arca, o povo que não entrou e pereceu, era seu povo, prova disso é que matusalém avô de Noé  morreu aproximadamente no tempo que Noé tinha 600 anos, e foi neste tempo que veio o dilúvio, sendo assim,  todos os filhos e netos e bisnetos de matusalém estavam  vivos na época em que Noé construía a arca, e ainda mais, foram citados por Pedro como  ímpios. como vemos abaixo.

 "E não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, pregoeiro da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios;"  (II Pedro 2 : 5)

Abaixo coisas que aconteceram e Deus fala que destruiria  sua obra que fizera, tais relatos foram antes do dilúvio.
CAPÍTULO 6
A corrupção geral do gênero humano
1  E ACONTECEU que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas,
Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram.
3  Então disse o SENHOR: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão cento e vinte anos.
4  Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama.
E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente.
...
11  A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência.
12  E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra.

Considerações finais: Estamos em 2013  mês de agosto 29, e o que vemos hoje é uma realidade do que viveram todos da época de Noé , por isso que tantas vezes no novo testamento lemos a expressão; como nos dias de Noé...
Como foi nos dias de Noé? Primeiro Noé vivia com sua família natural (descendentes de sete) e foi chamado justo ainda vivendo no meio deles, mas devemos salientar que Noé estava ali por um propósito de DEUS, AMEM.
 Devemos ir além do que vemos, e lemos,,,,, o povo chamado de ímpios por Pedro nada mais eram que,,, os irmãos, tios, mãe, avós, avôs de Noé ou seja seus familiares, Pedro não faz separação nenhuma e coloca todos como ímpios.
"E não perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, pregoeiro da justiça, com mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios;"  (II Pedro 2 : 5)

Continuando, Noé com seu testemunho ao seu tempo pregou exortou ensinou foi exemplo no meio de uma  geração chamada de ímpios pelo apostolo Pedro, essa afirmação colocou os familiares e descendentes de Noé no mesmo patamar de impiedade que a descendência de Caim filho de Adão.
Hoje não é diferente, pois tudo está acontecendo igual, muitos Noé tem se levantado para com o povo, tanto para com os da descendência de Caim, no qual representa o povo que ainda não aceitou o cristo, como para os da descendência de sete  representado hoje pelos que se chamam crentes...  Hoje,,, dois tipos de lutas enfrentamos com cristo , a luta por limpar o povo ou ensinar o povo crente o que vem a ser andar com DEUS como foi no tempo de Noé , a outra luta é tentar mostrar para os que ainda não são crentes que a maneira que os chamados crentes vivem e sua fé não condiz com que a bíblia fala. e mostrar-lhes como deve ser a vida de um verdadeiro crente em cristo, amem.
Existe hoje uma luta dupla como foi naquele tempo de Noé, uma com o povo ímpio da descendência de Caim, e outra com o povo ímpio da descendência de sete. Hoje,,, assim como naquele tempo o povo casavam, viviam suas vidas se gloriavam de ser ‘crentes’. Tanto um grupo como o outro grupo andavam nos seus erros ,,,  os que são da descendência de Caim(descrentes) falo por meio de analogia, dizem assim: os crentes de hoje são todos ladrões e enganadores referindo-se quase sempre aos testemunhos ruins de muitos que se auto-intitulam ‘pastores’ ou evangélicos  etc...,,,,,  por outro lado os da descendência de sete (O QUE SE DIZEM crentes) cheio de soberba rejeitam o aviso de DEUS SOBRE O DILUVIO (JUÍZOS DE DEUS), ELES acham que Noé(crentes verdadeiros) estão errados, ESSES CHAMADOS CRENTES ERRADAMENTE acham loucura construir uma arca = (EVANGELHO pregado pela igreja verdadeira ) pois acreditam que estão seguros e que nenhum mal (dilúvio= condenação) vai acontecer, pois eles são descendência de sete(‘são’‘ crentes’) ai vira o dilúvio=condenação, pois assim como foi no tempo de Noé, assim será hoje,,,,,, entrem na arca de Noé, ou seja, escutem a verdade  que está somente em cristo e sua palavra , e deixem de crer na mentira, não confiem que serão salvos por serem (‘crente’) descendência de sete, lembrem-se que no tempo de Noé os povos foram todos condenados,, ainda que fossem ‘crentes’ (descendência de sete) pereceram no juízo de DEUS pelas águas do dilúvio pois DEUS NÃO OS JUGOU JUSTOS, E SIM IMPIOS.
GLORIAS A DEUS E A JESUS CRISTO que por seu amor tem avisados a muitos, e acredito que vai continuar até Acabar os vasos. AMEM..

Vamos caminhando

Fabio barros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário