sexta-feira, 4 de maio de 2018

Animais limpo e imundos Fé limpa e impura


Animais limpo e imundos
Fé limpa e impura

Os animais imundos do velho testamento assim como os limpos diz respeito a sombras de coisas futuras;
 Aconselho ler e meditar nas partes de levítico 11: 1-47, assim como as demais passagens para que possa entender o que a palavra de Deus diz, que é muito mais do que conseguimos imaginar e pensar, pois elas se discernem espiritualmente...
Caminhando...
E falou o SENHOR a Moisés e a Arão, dizendo-lhes:
Fala aos filhos de Israel, dizendo: Estes são os animais, que comereis dentre todos os animais que há sobre a terra;
....
Levítico 11:1-47


A PROIBIÇÃO DE ALIMENTOS IMPUROS DO ANTIGO TESTAMENTO! Quer dizer que sua carne é contaminada?
Vejamos a carne de PORCO, É A que mais se proíbe o comer, a palavra diz que teria algo na carne que fazia dela imunda?

‘‘Nem o porco, porque tem unha fendida, mas não rumina; imundo vos será; não comereis da carne destes, e não tocareis nos seus cadáveres.
Também o porco, porque tem unhas fendidas, e a fenda das unhas se divide em duas, mas não rumina; este vos será imundo.

Todo o animal que tem unha fendida, mas a fenda não se divide em duas, e todo o que não rumina, vos será por imundo; qualquer que tocar neles será imundo.


Considerações; como vemos não é falado que a carne dos animais imundos teria algo nela que lhe deixava imundo! Apenas uns não ruminava e outros as UNHAS não se dividia em duas! Em nenhum lugar é dito que a carne não seria boa para comer...
Afirmar que a abstinência de certos animais chamados imundos, seria um tipo de dieta para o povo judeu, pois eles estavam no deserto, ou outras questões etc...não são relatadas na palavra de DEUS, quem faz isso o faz por especulação e não por ensino neo-testamentario! Nem tão pouco a palavra afirma isso na antiga Aliança...  


   Vou falar sobre um acontecimento onde o Apóstolo Pedro tem uma visão e o Senhor nesta visão faz descer do céu animais imundos e. Diz... Pedro mata e come!

ATOS 10

1. “Estando com fome, quis comer; mas, enquanto lhe preparavam a comida, sobreveio-lhe um êxtase; então, viu o céu aberto e descendo um objeto como se fosse um grande lençol, o qual era baixado à terra pelas quatro pontas, contendo toda sorte de quadrúpedes, répteis da terra e aves do céu. E ouviu-se uma voz que se dirigia a ele: Levanta-te, Pedro! Mata e come. Mas Pedro replicou: De modo nenhum, Senhor! Porque jamais comi coisa alguma comum e imunda. Segunda vez, a voz lhe falou: Ao que Deus purificou não consideres comum.” (Atos 10. 10-15).

     Deus afirmou que os Gentios foram purificados! Mas e ANTES era tido como IMUNDO? Aos olhos dos Judeus sim eram! Então Deus fez uma analogia mostrando os animais imundos e disse Pedro MATA E COME... Pedro então retruca e diz Jamais! Comi coisa comum e Imunda! E Deus diz não chame de imundo o que EU PURIFIQUEI!  E para intensificar sua palavra diz três vezes...
Deus usa coisas físicas para mostrar coisas espirituais, mas os homens tende a entender muitas vezes carnalmente de modo físico e literal, principalmente quando convém proíbem o consumo de certos alimentos chamados imundos da velha aliança sem nem perguntar ou meditar na nova aliança se foi ensinado pelos apóstolos tais recomendações e misturam velho e novo testamento fazendo uma mistura que não é confirmada na Nova aliança.

     Nisso vemos hoje nas denominações apelidado de igreja sendo ensinado e exigido em alguns casos a observância de; dízimos, sábados, templos, abstinência de alimentos etc...


   Vejamos abaixo a questão de enfermidade na fé para contribuir com o entendimento;

 “Ora, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas.
Porque um crê que de tudo se pode comer, e outro, que é fraco, come legumes.
O que come não despreze o que não come; e o que não come, não julgue o que come; porque Deus o recebeu por seu.
...
Quem (és tu, que julgas o servo alheio? ) Para seu próprio senhor ele está em pé ou cai. Mas estará firme, porque poderoso é Deus para o firmar.
Um faz diferença entre dia e dia, mas outro julga iguais todos os dias. Cada um esteja inteiramente seguro em sua própria mente.
Aquele que faz caso do dia, para o Senhor o faz e o que não faz caso do dia para o Senhor o não faz. O que come, para o Senhor come, porque dá graças a Deus; e o que não come, para o Senhor não come, e dá graças a Deus.
Porque nenhum de nós vive para si, e nenhum morre para si.
Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. De sorte que, ou vivamos ou morramos, somos do Senhor.
Porque foi para isto que morreu Cristo, e ressurgiu, e tornou a viver, para ser Senhor, tanto dos mortos, como dos vivos.
Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de Cristo.
...
Uma consideração; é dito que ANTE o tribunal de Cristo havemos de comparecer,
Esse ‘ANTE” quer dizer diante, sendo que o tribunal de Cristo acontece até mesmo agora, basta alguém morrer sem Cristo já estará diante (ante) esse tribunal, porém servo de Deus! Isto é seus filhos, não entra em julgamento! Quem se encontra debaixo da graça do Senhor está livre de qualquer condenação…entendi!
...
Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus.
De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.
Assim que não nos julguemos mais uns aos outros; antes seja o vosso propósito não pôr tropeço ou escândalo ao irmão.
Eu sei, e estou certo no Senhor Jesus, que nenhuma coisa é de si mesma imunda, a não ser para aquele que a tem por imunda; para esse é imunda.
Mas, se por causa da comida se contrista teu irmão, já não andas conforme o amor. Não destruas por causa da tua comida aquele por quem Cristo morreu.
Não seja, pois, blasfemado o vosso bem;
Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.
Porque quem nisto serve a Cristo agradável é a Deus e aceito aos homens.
Sigamos, pois, as coisas que servem para a paz e para a edificação de uns para com os outros.
Não destruas por causa da comida a obra de Deus. É verdade que tudo é limpo, mas mal vai para o homem que come com escândalo.
Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem fazer outras coisas em que teu irmão tropece, ou se escandalize, ou se enfraqueça.
Tens tu fé? Tem-na em ti mesmo diante de Deus. Bem-aventurado aquele que não se condena a si mesmo naquilo que aprova.
Mas aquele que tem dúvidas, se come está condenado, porque não come por fé; e tudo o que não é de fé é pecado” (Romanos 14).
...
   No texto de Romanos cap. 14 Paulo tratando a respeito de fé diz que se alguém ainda se restringe a não comer de tudo e se alimenta apenas de legumes, que esteja firme na fé, mas que não julgue quem come! Mas o que come não despreze quem não come...  
    Tais recomendações diz respeito não só a alimentação, mas também aos ensinos, pois muitos ainda se alimentam de leite e muitas vezes contaminado com mandamentos da lei e também mandamentos de homens, tais pessoas devemos receber para que no momento certo venhamos juntos começar a comer o alimento sólido puro e não contaminado... comparando coisas espirituais com espirituais para não ficarmos no limite da letra morta da palavra. Amém

 “Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto. Porque ele é a nossa paz, o qual de ambos os povos fez um; e, derrubando a parede de separação que estava no meio, Na sua carne desfez a inimizade, isto é, a lei dos mandamentos, que consistia em ordenanças, para criar em si mesmo dos dois um novo homem, fazendo a paz, E pela cruz reconciliar ambos com Deus em um corpo, matando com ela as inimizades. ” (Efésios 2:13-16).

...

Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa dos dias de festa, ou da lua nova, ou dos sábados,

Que são sombras das coisas futuras, mas o corpo é de Cristo.
Ninguém vos domine a seu bel-prazer com pretexto de humildade e culto dos anjos, envolvendo-se em coisas que não viu; estando debalde inchado na sua carnal compreensão,
E não ligado à cabeça, da qual todo o corpo, provido e organizado pelas juntas e ligaduras, vai crescendo em aumento de Deus.
Se, pois, estais mortos com Cristo quanto aos rudimentos do mundo, por que vos carregam ainda de ordenanças, como se vivêsseis no mundo, tais como:
Não toques, não proves, não manuseies?
As quais coisas todas perecem pelo uso, segundo os preceitos e doutrinas dos homens;
As quais têm, na verdade, alguma aparência de sabedoria, em devoção voluntária, humildade, e em disciplina do corpo, mas não são de valor algum senão para a satisfação da carne. Colossenses 2:16-23


A Inconstância é um erro dos que se chegam a Deus! Por isso Devemos andar em unidade de espirito e só conseguimos isso SE dermos OUVIDOS ao Espirito Santo verdadeiro que não tem sombra de variação, assim sim poderemos dize Deus não é Deus de confusão, mas sim de paz; não há paz onde existe divergência de ensinos, não há paz onde os entendimentos divergem e ainda dizem que aprenderam do Espirito Santo! Deus ensinaria coisas distintas para cada ‘igreja’ fazendo de SI MESMO autor das contendas e lutas doutrinarias?  CERTAMENTE QUE NÃO! Então o que está por traz disso tudo? Deixo vocês meditarem e tirarem cada um suas conclusões...


O homem de coração dobre é inconstante em todos os seus caminhos.
Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.
Tendo os olhos cheios de adultério, e não cessando de pecar, engodando as almas inconstantes, tendo o coração exercitado na avareza, filhos de maldição;
Falando disto, como em todas as suas epístolas, entre as quais há pontos difíceis de entender, que os indoutos e inconstantes torcem, e igualmente as outras Escrituras, para sua própria perdição.


Significado de Inconstantes
Inconstantes é o plural de inconstante. O mesmo que: instáveis, mutáveis, variantes, variáveis, variávéis, versáteis, volúveis.

Significado de inconstante
Que pode ser alvo de mudança(s); que pode sofrer variações; que não se mantém permanente; mutável ou variável: comportamento inconstante; trabalho inconstante. Diz-se da pessoa que não consegue ser estável em seus comportamentos, sentimentos, opiniões e/ou atitudes; diz-se de quem muda com frequência.


  A inconstância  no entendimento faz o crente se movimentar no entendimento as vezes avançando as vezes retrocedendo, não ficando firmado na verdade da palavra ! Então facilmente pode ser engodado com novos ensinos vindo de homens privados da verdade.
Então vigiar é preciso...e buscar com amor e sinceridade pedindo ao Senhor Deus e Pai em nome de Jesus  seus dons preciosos para nos ajudar a entender qual é sua vontade e ensino..Amém

A paz a todos


Fabio Barros.







Nenhum comentário:

Postar um comentário