segunda-feira, 30 de abril de 2018

Buscai primeiro o Reino de Deus e sua justiça


A paz da parte do SENHOR Jesus a todos.
A palavra de Deus é lâmpada para nossos pés, por isso o uso dela é necessário para aprendermos como caminhar na escuridão desse Mundo de trevas....
   Gostaria de começar falando sobre uma palavra que muitos usam, porém muitas vezes não entendem o que ela quer dizer, e usam dela fora de seu contexto ou as vezes utilizam para amedrontar apenas as ovelhas enquanto os lobos e falsos nem se quer mexem um dedo para fazer o que mandam o povo fazer...
Vejamos...

Considerai os corvos, que nem semeiam, nem segam, nem têm despensa nem celeiro, e Deus os alimenta; quanto mais valeis vós do que as aves?
E qual de vós, sendo solícito, pode acrescentar um côvado à sua estatura?
Pois, se nem ainda podeis as coisas mínimas, por que estais ansiosos pelas outras?
Considerai os lírios, como eles crescem; não trabalham, nem fiam; e digo-vos que nem ainda Salomão, em toda a sua glória, se vestiu como um deles.
E, se Deus assim veste a erva que hoje está no campo e amanhã é lançada no forno, quanto mais a vós, homens de pouca
Lucas 12:24-28

  O texto acima se ficar na limitação dessa parte das questões apresentada, não abrangerá o restante do entendimento, se meditarmos no restante onde diz;
Não pergunteis, pois, que haveis de comer, ou que haveis de beber, e não andeis inquietos.
Porque as nações do mundo buscam todas essas coisas; mas vosso Pai sabe que precisais delas.
Buscai antes o reino de Deus, e todas estas coisas vos serão acrescentadas.

Lucas 12:29-31

  Reparou que o contexto diz que Deus vos acrescentara essas coisas, mas qual é o conselho de Deus? Ele diz buscai ‘ANTES’ o reino de Deus! Ou seja, Primeiro tem que buscar ao SENHOR seu reino e o que o reino diz que deve fazer, Claro! que não devemos ficar preocupados com coisas dessa vida, mas o texto não quer dizer que devam ficar parados sem trabalhar, estudar para ter uma vida digna! O texto não está dizendo que deve ficar esperando cair do céu seu sustento, o texto está dizendo que isso que é secundário lhe será acrescentado Pois não é correto crentes que confiam em Deus ficar ansioso como se Deus não suprisse suas necessidades cotidianas, agora como vai acontecer e quando vai acontecer não sabemos, e o texto não diz qual será a ferramenta que Deus vai usar para lhe abençoar. Entendi.

  Outra questão é; Quando os Crentes não ficam Ansiosos com coisas dessa VIDA, Mas fica OCIOSOS quanto a OBRA, ou seja, acham que Deus vai fazer tudo por eles, há também outros que pensam que devem tomar o lugar de Deus e buscam fazer obras que Deus não mandou! Em tudo devemos buscar na palavra de Deus QUAL é sua perfeito vontade. 
A palavra de Deus diz em Mateus;

1 Porque o reino dos céus é semelhante a um homem, pai de família, que saiu de madrugada a assalariar trabalhadores para a sua vinha.
2 E, ajustando com os trabalhadores a um dinheiro por dia, mandou-os para a sua vinha.
3 E, saindo perto da hora terceira, viu outros que estavam ociosos na praça,
4 E disse-lhes: Ide vós também para a vinha, e dar-vos-ei o que for justo. E eles foram.
5 Saindo outra vez, perto da hora sexta e nona, fez o mesmo.
6 E, saindo perto da hora undécima, encontrou outros que estavam ociosos, e perguntou- lhes: Por que estais ociosos todo o dia?
7 Disseram-lhe eles: Porque ninguém nos assalariou. Diz-lhes ele: Ide vós também para a vinha, e recebereis o que for justo.
8 E, aproximando-se a noite, diz o senhor da vinha ao seu mordomo: Chama os trabalhadores, e paga-lhes o jornal, começando pelos derradeiros, até aos primeiros.
9 E, chegando os que tinham ido perto da hora undécima, receberam um dinheiro cada um.
10 Vindo, porém, os primeiros, cuidaram que haviam de receber mais; mas do mesmo modo receberam um dinheiro cada um.
11 E, recebendo-o, murmuravam contra o pai de família,
12 Dizendo: Estes derradeiros trabalharam só uma hora, e tu os igualaste conosco, que suportamos a fadiga e a calma do dia.
13 Mas ele, respondendo, disse a um deles: Amigo, não te faço agravo; não ajustaste tu comigo um dinheiro?
14 Toma o que é teu, e retira-te; eu quero dar a este derradeiro tanto como a ti.
15 Ou não me é lícito fazer o que quiser do que é meu? Ou é mau o teu olho porque eu sou bom?
16 Assim os derradeiros serão primeiros, e os primeiros derradeiros; porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos’

Continuando...
  Então, vemos claramente que existe uma obra , e não se deve ser omisso quanto a isso, e que deve saber e entender que Deus vai assalariar segundo o que ele acertou para cada um, e dará segundo a sua bondade e generosidade, isto  é bondade de Deus misericórdia dele, por isso ele diz que pode alguém trabalhar menos e receber igualmente...compreende a dimensão dessa bondade e Generosidade e o que vem a ser esse trabalhar na obra?
  Pergunto! Porque existe muitos hoje que se dizem crentes, que pensam que por estar suas ‘igrejas’ lotadas de pessoas pensam  com isso que essa multidão  é gloria para Deus e gente salva! E pensam que receberão grande galardão = premio, enganam –se...
 Quem faz a obra receberá segundo a obra verdadeira que Deus mandou fazer e não por obras que ele não mandou...

 Como falei antes A palavra nos exorta para não sermos ansiosos (PREOCUPADOS) com coisas dessa vida, isso é fato!, Porém  ela também ensina para não sermos Ociosos (PARADOS) ocioso

Significado de Ocioso
Ocioso significa em estado de ócio, aquele que não tem nenhuma ocupação, que não faz nada da vida. Ocioso é o indivíduo que não está fazendo nada no momento, que não está trabalhando e não faz nenhuma atividade.
Ocioso é um adjetivo que qualifica o indivíduo preguiçoso, indolente, que não procura trabalho.
Ocioso também é empregado como termo pejorativo, para designar alguém inútil, que não serve pra nada, que é incompetente, desnecessário e supérfluo, que ninguém sente falta. Ocioso é aquele sujeito vadio, preguiçoso, que não tem vontade de fazer nada.
Ocioso é aquela pessoa improdutiva, que não tem nada para fazer, e isso é bastante comum no ambiente de trabalho. Em algumas oportunidades, a pessoa não tem nenhuma atividade, e acaba ficando ocioso
O apostolo Pedro diz algo a respeito. Vejamos;

  ...
‘‘Visto como o seu divino poder nos deu tudo o que diz respeito à vida e piedade, pelo conhecimento daquele que nos chamou pela sua glória e virtude;
Pelas quais ele nos tem dado grandíssimas e preciosas promessas, para que por elas fiqueis participantes da natureza divina, havendo escapado da corrupção, que pela concupiscência há no mundo.
E vós também, pondo nisto mesmo toda a diligência, acrescentai à vossa fé a virtude, e à virtude a ciência,

E à ciência a temperança, e à temperança a paciência, e à paciência a piedade,
E à piedade o amor fraternal, e ao amor fraternal a caridade.

Porque, se em vós houver e abundarem estas coisas, não vos deixarão ociosos nem estéreis no conhecimento de nosso Senhor Jesus Cristo.

Pois aquele em quem não há estas coisas é cego, nada vendo ao longe, havendo-se esquecido da purificação dos seus antigos pecados.
Portanto, irmãos, procurai fazer cada vez mais firme a vossa vocação e eleição; porque, fazendo isto, nunca jamais tropeçareis.

Porque assim vos será amplamente concedida a entrada no reino eterno de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Por isso não deixarei de exortar-vos sempre acerca destas coisas, ainda que bem as saibais, e estejais confirmados na presente verdade.
E tenho por justo, enquanto estiver neste tabernáculo, despertar-vos com admoestações,

Sabendo que brevemente hei de deixar este meu tabernáculo, como também nosso Senhor Jesus Cristo já mo tem revelado.
Mas também eu procurarei em toda a ocasião que depois da minha morte tenhais lembrança destas coisas.
Porque não vos fizemos saber a virtude e a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo, seguindo fábulas artificialmente compostas; mas nós mesmos vimos a sua majestade.
Porquanto ele recebeu de Deus Pai honra e glória, quando da magnífica glória lhe foi dirigida a seguinte voz: Este é o meu Filho amado, em quem me tenho comprazido.
E ouvimos esta voz dirigida do céu, estando nós com ele no monte santo;
E temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações.
Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.
Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.’’


   Conclusão; por um Lado a palavra diz para não sermos  Ansioso preocupado com coisas básicas da Vida pois Deus suprirá todas, Mas também diz...
Que quem recebeu uma obra verdadeira para fazer não pode ficar OCIOSO = parado, negligente etc...
Qual consequência terá os Ociosos e negligentes?

‘Respondendo, porém, o seu senhor, disse-lhe: Mau e negligente servo; sabias que ceifo onde não semeei e ajunto onde não espalhei?
Devias então ter dado o meu dinheiro aos banqueiros e, quando eu viesse, receberia o meu com os juros.
Tirai-lhe pois o talento, e dai-o ao que tem os dez talentos.
Porque a qualquer que tiver será dado, e terá em abundância; mas ao que não tiver até o que tem ser-lhe-á tirado.
Lançai, pois, o servo inútil nas trevas exteriores; ali haverá pranto e ranger de dentes.

Mateus 25:26-30


A paz a todos....

Fabio Barros


Nenhum comentário:

Postar um comentário